quinta-feira, 18 de junho de 2015

Quiche de Provolone

Fazia tempo que estava com vontade de tentar uma receita de massa podre diferente.
Como queria comer algo salgado, fiquei pensando em um recheio... e não encontrava.

Noutro dia, ganhei um mimo em formato de queijo de uma cliente muito querida (e para quem acompanha o blog, sabe que adoro queijo!).
Em um estalo, pensei: "Por que não tentar um recheio de provolone?"

Parti para pesquisar recheios de provolone e confesso que foram poucos os resultados. Como nenhum deles estava me agradando de fato, fui dar pitaco e montar o meu.
Vejam no que deu:

Imagem por: Lays Camargo



Para a massa:
- 1/2 xícara (chá) de óleo;
- 1/2 xícara (chá) de margarina;
- 1/2 xícara (chá) de leite;
- 3 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
- 1 ovo;
- 1 colher (chá) de fermento em pó;
-  Sal à gosto.

Para o recheio:
- 180g de queijo provolone;
- 2 e 1/2 xícaras de leite integral;
- 3 ovos;
- 1 colher (de chá) de fermento em pó químico;
- 1 colher (de sopa) de margarina;
- 30g de queijo gorgonzola(opcional);




Para fazer a massa foi super simples. Misturei todos os ingredientes secos em um refratário, logo em seguida, acrescentei o restante deles e misturei até a massa ficar homogênea. Ela não fica nem muito molhada nem muito seca, então não vai ficar grudando na mão (caso fique é só por um pouco mais de farinha de trigo). Depois disso, forrei uma assadeira redonda com a massa e fiz vários furinhos com o garfo nela para não criar ar embaixo  e o fundo ficar deformado. Levei ao forno baixo para pré-assar por uns 7 minutos.

Enquanto a massa estava no forno, fui de encontro ao recheio. 
No liquidificador, coloquei os ovos, o leite, a margarina, o provolone e o gorgonzola (eu cortei em cubinhos, para ficar mais fácil) e bati até ficar tudo bem misturado e o queijo em pedaços pequeninos. Acrescentei o fermento e bati ligeiramente para incorporá-lo. Logo em seguida, despejei sobre a massa e deixei no forno baixo por aproximadamente 40 minutos (ou até ficar bem douradinho).

Ao final, eu coloquei pedaços de chips de provolone sobre ele, só para decorar. São bem fáceis de fazer, tem um tutorial bem explicadinho aqui no Panelaterapia.

Logo após, partimos para a degustação! E uma dica: Uma saladinha como acompanhamento é uma ótima pedida, viu.

Até mais ver, pessoal!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre a receita, dicas, e compartilhe conosco se você tentou uma das minhas aventuras!
Ficarei muito feliz com a sua participação!

Licença Creative Commons