quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Pão de Forma Integral

Olá, queridos leitores!

Sei que tô devendo e não nego. Pagarei assim que for na casa da Vov's e pegar a anotação com as medidas do Bolo de Milho II.
Enquanto isso não acontece....continuarei com as postagens!

Como a minha Tia quer perder peso, só está comendo coisas lights, diets e integrais. Eu, como boa afilhada, decidi ajudar com a dieta dela fazendo o quê?
Pão Integral!

Imagem: Lays Camargo



- ~2 1/2 xícaras de farinha de trigo;
- 2 xícaras de farinha integral;
- ~300ml de água;
- 2 colheres (chá) rasas de sal;
- 1 pacote de fermento biológico seco (10gr);
- 1 colher (sopa) de açúcar;
- 1 colher (sopa) de margarina;
- 1 ovo (pequeno);
- 1 colher (chá) de leite em pó;
- Linhaça dourada.



Gente, eu peneirei a farinha de trigo e o açúcar. A farinha para ela ficar airada e a massa ficar mais leve;  o açúcar para não correr o risco de ter pedra e dificultar na hora de sovar.
Untei  - com óleo - duas formas pequenas para Pão de Forma.
Em um refratário eu misturei a farinha de trigo, a farinha integral, o fermento, o açúcar e o leite em pó. Nessa mistura eu acrescentei 3/4 da água e misturei. Depois, acrescentei o sal e a margarina e....misturei novamente. 

~ Nesse estágio, você já vê a massa se formando. Então já é a hora de pôr seus lindos bracinhos pra trabalhar.
Rumbora sovar, galera! ~

~ A quantidade de água na massa varia de acordo com a farinha de trigo utilizada. Pode ser que você utilize mais água do que a quantidade que eu coloquei, e pode ser que você utilize menos também. Algumas farinhas de trigo absorvem mais água e outras menos. ~

Tirei a massa do refratário e coloquei sobre o mármore (pode ser sobre o inox, ou algum outro recipiente liso que dê pra você se movimentar e sovar), e sovei....sovei...acrescentei o restante da água aos poucos, conforme via que precisava...até que Shazan! Ficou no ponto.

~ Eu particularmente sovo a massa não dando porrada nela, tem uma outra técnica silenciosa. Só que demora um pouco mais pra dar ponto e não dá pra explicar com palavras. Então, eu deixo. Sim, eu deixo você pensar naquilo que está te remoendo por dentro...ou no seu chefe que te deu uma chamada noutro dia....ou na guria que deu em cima do seu amor...vai lá e põe toda essa raiva reprimida pra fora! Sova a massa com vontade - e vai molhando a mão com água e misturando na massa conforme ela for secando - até ela ficar lisinha e macia. Um macio nem muito mole, nem muito consistente. É um meio termo. ~

Feito isso, parti a massa em dois e deixei descansar por uns 10 minutos (com um plástico - untado com óleo - por cima). Passei um pouquinho de óleo sobre o mármore e abri uma parte da massa com as mãos mesmo. Deixei ela com formato de cara de cavalo. Mais ou menos assim, ó: 

Enrolei o pão da parte maior para a parte menor. E fiz a mesma coisa com a outra parte que estava descansando.
Coloquei a linhaça dourada em um prato grande o suficiente para caber o pão.
Molhei a mão e passei no pão - para ele ficar molhadinho e a linhaça grudar - e logo em seguida passei ele sobre a linhaça. Daí então, coloquei dentro da forma com a parte da ponta virada para baixo e deixei fermentar dentro do forno - desligado, tá?.
Passa o tempo....o tempo passa...[uns quarenta e cinco minutos]....Ele estava quase bom de fermentação. Tirei as formas do forno e liguei em temperatura a 200ºC e deixei lá esquentado enquanto os pães terminavam de fermentar.

~Para saber se o pão está bom para assar você pode pegar um pedacinho da massa e colocar em um copo com água, se a bolinha subir, já está ok. ~

Coloquei no forno e deixei assar por uns 30 minutos aproximadamente.
E.... voilà!
Imagem: Lays Camargo
Eu sou adoro coisas integrais, então sou suspeita de falar.
Mas minha tia provou e adorou!

Um beijo e um queijo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre a receita, dicas, e compartilhe conosco se você tentou uma das minhas aventuras!
Ficarei muito feliz com a sua participação!

Licença Creative Commons