quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Creme de Confeiteiro

Bomba de chocolate. Sonhos. Pães doces. Pastel de nata. Esses são alguns exemplos das utilizações desse creme tão famoso e gostoso - na minha opinião-, que ficou conhecido como Creme de Confeiteiro. E sim, se você está pensando que ele recebe esse nome por ser muito utilizado em confeitaria acertou em cheio! Rá, uma estrelinha pra você!
Ah, ele também é chamado de creme de pasteleiro e típico da culinária Portuguesa!

Imagem: Lays Camargo

- 250ml de Leite integral;
- 37gr de farinha de trigo;
- 1 avo;
- 100gr de açúcar refinado;
- 1 colher (chá) de essência de baunilha.


Primeiro, coloquei o leite no fogo para levantar fervura.
Enquanto isso, em um refratário misturei todos os outros ingredientes com o auxílio de um fouet (também conhecido como batedor de arame). Acrescentei o leite fervente à essa mistura e mexi com o fouet até homogeneizar e levei novamente ao fogo (baixo). Fiquei mexendo na panela com o fouet para não grudar no fundo nem empelotar - muita atenção nessa parte - até chegar a consistência que eu queria.


Imagem: Lays Camargo

Eu coloquei só a essência de baunilha nesse, mas já fiz com raspas de laranja e com raspas de limão também. Ambos ficam uma delícia, dá um gostinho especial.

Então é isso, pessoal. Usem e abusem dele, afinal, nem é TÃO calórico assim (se comparado aos que levam leite condensado e chocolate (barra)).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre a receita, dicas, e compartilhe conosco se você tentou uma das minhas aventuras!
Ficarei muito feliz com a sua participação!

Licença Creative Commons