"Rabanada é um doce de pão de trigo (pão-de-forma baguete ou outro) em fatias que, depois de molhadas em leite, vinho ou calda de açúcar, são passadas por ovos e fritas. Fazem parte de muitas mesas da consoada em Portugal, e em várias ceias do Brasil. Servem-se polvilhadas com açúcar e canela ou regadas com calda de açúcar, xarope de bordo ou mel." - Wikipédia
Sabia disso? Pois é, nem eu.
Perto do Natal estava eu a procura de uma receita de rabanada diferente e me deparei com essa maravilha no Cozinha para 2 e decidi testar para ver no que ia dar. Segui a receita, mudando apenas o amido de milho por farinha de trigo e acrescentado um pão de massa doce à receita.
Imagem: Lays Camargo |
- 1 colher (de sobremesa) de canela em pó;
- 1 colher (de sopa) de farinha de trigo integral;
- 400ml de leite integral;
- 1 colher (de sobremesa) de essência de baunilha;
- 1/2 lata de leite condensado - 200gr;
- 2 pães franceses;
- 1 pão de massa doce;
- 2 ovos.
Em um recipiente misturei o açúcar com a canela e reservei.
Em outro recipiente homogeneizei a farinha e o leite e acrescentei a essência de baunilha, os ovos e o leite condensado. Misturei tudo e deixei ali quietinho também.
Untei a forma que utilizaria para assar a torta e ao invés de enfarinhar, cobri ela com um pouco do açúcar com canela - calma, não joga o restante fora porque você ainda vai usar-. Peguei os pães e despedacei-os, utilizando as mãos mesmo.
Coloquei os pedaços nessa forma, acrescentei a segunda mistura e por cima coloquei o açúcar com a canela - não falei que a gente ia usar?-. Eu não coloquei toda a mistura do açúcar, achei que iria ficar muito doce, mas isso vai do gosto de cada um...então se você gosta bem docinho, capricha na quantidade do açúcar polvilhado em cima!
OBS: Para quem me conhece e sabe que amo doces... SIM, sou formiguinha e não nego. Mas não gosto de algo extremamente doce.
Imagem: Lays Camargo |
Provei e achei uma delícia! Tanto quente quanto fria. Ela fica bem molinha e desmanchando na boca. E com gosto de rabanada!
Ah, e acompanha muito bem um café bem quente e forte!
Ah, e acompanha muito bem um café bem quente e forte!
P.S.: Como o assunto também é rabanada, queria só compartilhar com vocês que provei uma com parmesão por cima e fica uma delícia! Sabe quando a coisa já é muito boa e consegue ficar melhor ainda? Exatamente assim!
Escrito por: Lays Camargo
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário sobre a receita, dicas, e compartilhe conosco se você tentou uma das minhas aventuras!
Ficarei muito feliz com a sua participação!